Associação de Beneficiários do Roxo

Associação de Beneficiários do Roxo


A Associação de Beneficiários do Roxo é a responsável pela gestão do Aproveitamento Hidroagrícola do Roxo, em exploração desde 1968 e que distribui atualmente água por Gravidade e Pressão à agricultura, à Agroindústria e Indústrias Extrativas e presta o serviço de armazenamento de água para às populações de Beja e Aljustrel.

O Perímetro de Rega do Roxo foi objeto de profunda modernização em todo o seu sistema de distribuição de água, através da aplicação das mais recentes tecnologias de monitorização, automatização e telegestão ao nível da gestão do sistema hidráulico, o que permitiu aumentar a eficiência na distribuição de água e melhorar a qualidade dos serviços prestados aos agricultores.

As principais culturas agrícolas de regadio são o Olival, Amendoal, Citrinos, Girassol, Figueira, Tomate e Milho, no entanto a Associação de Beneficiários do Roxo está a desenvolver processos conducentes à introdução de novas culturas e à constituição de um entreposto comercial. Pretendemos desta forma operacionalizar as componentes fundamentais do regadio, o trinómio Produção – Transformação - Comercialização.

Com a efetivação em 2010 da ligação da Barragem do Roxo ao sistema de Alqueva, o perímetro de rega do Roxo irá alcançar, a curto prazo, a sua plenitude através da maior adesão ao regadio e pelo aumento do potencial de expansão da área regada como complemento à actual área beneficiada.

A Associação de Beneficiários do Roxo (ABR) tem como um dos principais objetivos o aumento da eficiência no uso da água de rega, minimizando as perdas e maximizando os consumos benéficos. Assim, e visto que ainda existem dificuldades de parte dos agricultores em adotarem as novas tecnologias na agricultura de precisão, criamos o Serviço Integrado de Apoio ao Regante (SIAR). Este serviço permite ao regante usufruir das tecnologias de precisão, nomeadamente ao nível da rega, e da fertilização. Através de sondas de humidade do solo, disponibilizamos ao agricultor um aconselhamento de rega que permite responder às questões essenciais da rega de Quando, Quanto e como Regar, que conjugadas com as análises do solo e foliares, permitem dar indicação da fertilização a realizar, melhorando assim a sustentabilidade económica e ambiental das explorações agrícolas.

Morada:

Estrada nacional n.º 383
Montes Velhos
7600-411 SÃO JOÃO DE NEGRILHOS

Telefone:

284 660 100
Fax: 284 660 109

Endereço de Email:

secretariado@abroxo.pt

Corpos Sociais


ELEITOS PARA O TRIÉNIO 2020 / 2022

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: Discorides, Lda (José Eduardo Lopes Rente)
Vice-Presidente: Fersen Portugal, Lda (Luis Carlos Ferriera de Mira Coroa)
1.º Secretário: Sociedade Agrícola Lagoa da Ordem (Filipe Feliciano)
2.º Secretário: António José Máximo Martelo

DIREÇÃO

Presidente: António Manuel Rocha Parreira
Vogal: Agro Vale Longo (Joaquim Augusto M. Soares Banza)
Vogal: António Jacinto da Costa Canário
Vogal: Citropedralva, Lda (David Manuel dos Santos Terezo Ferreira)

Vogal: José Manuel Ferrari Lampreia

SUPLENTES

Casa Agrícola Vale de Zebro, Lda. (Francisco José Rodrigues)
João Vasco Espada Fortes
Luís Miguel Terramoto Fernandes
Carlos Filipe Banza Martins
Vale Alado, Lda (Pedro Mimoso)

JÚRI AVINDOR

Presidente: Nomeação Drapal: Joana Galhardo Almodôvar Cruz Nascimento
Vogal: Acos- Associação de Agricultores do Sul (Rui Manuel Inácio Garrido)
Vogal: Manuel da Conceição Filhó

Localização