logo
Associação de Agricultores do Campo Branco



A AACB – Associação de Agricultores do Campo Branco, foi criada no ano de 1989 e reconhecida como Associação de Utilidade Pública em 1995. A AACB tem a sua sede em Castro Verde e uma área de intervenção que engloba os concelhos de Almodôvar, Aljustrel, Ourique e Castro Verde.

A AACB presta serviço a aproximadamente 900 associados nas áreas de sanidade e identificação dos pequenos e grandes ruminantes, na recepção e apoio permanente às candidaturas aos vários prémios comunitários e esclarecimento aos seus associados.

Os grandes objectivos da AACB, são a defesa dos interesses dos seus Associados em todas as vertentes: técnica, Económica e Científica, de modo a que se consiga uma melhoria da qualidade de vida dos agricultores e produtores pecuários seus associados e bem assim promover e divulgar as potencialidades da região onde está inserida. A AACB tem ainda como objectivo prioritário, candidatar-se a programas comunitários que possam contribuir para uma melhoria sustentada da agricultura e pecuária que praticamos na zona e do meio ambiente que nos rodeia e o desenvolvimento rural da região.

O Campo Branco, uma zona tradicional de agricultura de cereais de sequeiro e de pecuária em extensivo, é também uma zona muito conhecida como habitat de várias espécies de aves estepárias, o caso da abetarda e do sisão entre outros e que são espécies altamente protegidas. Com a responsabilidade de implementar no terreno desde 1995, o Plano Zonal de Castro Verde, a AACB tem desenvolvido um trabalho fundamental na protecção das espécies protegidas e na conservação da paisagem característica das planícies de Castro Verde que constituem a área nobre do Campo Brancos. Actualmente, programa actual em vigor está inserido nas Medidas Silvo e Agro Ambientais do PRODER, é designado de Intervenção Territorial Integrada, ITI de Castro Verde, e aplica-se à Zona de Protecção Especial (ZPE) de Castro Verde, área que foi alargada recentemente e abrange um superfície de 85345ha.

A AACB tem um programa de apoio ao abeberamento dos efectivos pecuários dos seus associados, pois o Campo Branco é uma zona em que a parte final da Primavera e o Verão é muito seco e com temperaturas bastante elevadas e algumas dificuldades pontuais de água para os animais. Este programa é composto por uma série de captações de água, por uma frota móvel de cisternas para transporte de água e de um grupo de 8 açudes construídos nas principais linhas de água existentes na parte central do Campo Branco.

A AACB é também a entidade responsável pelo Registo Zootécnico da Raça Bovina Garvonesa ou Chamusca. Esta raça de Bovinos com muito poucos exemplares adultos, tem corrido sérios riscos de extinção:

A AACB está sediada em instalações próprias, modernas e devidamente equipadas. As instalações actuais são constituídas por um Gabinete de Apoio Técnico, Sala de Reuniões e pelo Agrupamento de Defesa Sanitária (ADS), onde também estão os postos de Atendimento e Informático do SNIRB/SNIRA e onde se presta o serviço MetaFarm – Módulo Bovinos, que é um sistema de Apoio ao Gestor Agro-pecuário que substitui informaticamente o Livro de Registo de Existências e Deslocações de Bovinos. Existe ainda um Farmácia Veterinária para venda exclusiva de produtos veterinários aos associados. Estão em construção, novas instalações que são constituídas por um gabinete administrativo, sala de arquivo, uma sala de reuniões, uma copa, sanitários e um amplo armazém. Nesta nova zona está também prevista a existência de uma báscula e de uma unidade de Limpeza e Desinfecção de Veículos para transporte animal.

Tem uma equipa de pessoal técnico e administrativo permanente (3 técnicos e 8 administrativos), devidamente habilitado a responder às necessidades dos seus associados. No ADS, trabalham em média 8 brigadas de Veterinários.

CONTACTOS

Morada

Av. Dos Bombeiros Voluntários, 13
7780-122 Castro Verde

E-Mail

ADS – opp.campobranco@mail.telepac.pt
GAT - aacampobranco@sapo.pt

Telefone (ADS): 286 322 818

Telefone (GAT): 286 327 293

FAX: 286 328 853

Telemóvel: 96 9661259

 Copyright © 2008 | FAABA Contactos | Mapa do Site | Desenvolvido por: Ruralbit | Última Actualização: 2016-Sep-06